quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SOLIDARIEDADE LIBERTADORA








"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo" Galatas 6.1-3

     Na década de noventa eu li uma meditação no guia devocional "No Cenáculo" em que o autor da mesma compartilhava uma cena que impactou a ele e às várias pessoas numa das avenidas mais movimentadas de Nova York. Todos paravam para ver um casal de velhos atravessando a avenida perigosa! o velho tinha uma deficiencia nas pernas o que o impedia de caminhar sózinho! a velha, por sua vez tinha os pés perfeitos podia caminhar muito bem, mas, era cega, o que a impedia de caminhar sózinha! ambos uniram as suas forças, e atravessaram a avenida perigosa! o velho que tinha pernas defeituosas mas olhos perfeitos, servia de bússola para indicar a direção certa para ele e também para sua companheira! a velha, por sua vez que tinha olhos defeituosos mas pernas perfeitas, servia de escora e arrimo para ela e também para o seu companheiro!
     Lamentávelmente alguns críticos alegam que a Igreja é o único exército do mundo que deixa os seus soldados feridos para trás! essa crítica é fruto de uma análise da religiosidade moderna em que a vaidade humana é colocada em evidência! Na agenda do religiosismo moderno o que prevalece é o exibicionismo gospel onde os púlpitos se transformaram em verdadeiros pódiuns reservados para uma elite privilegiada! e, quanto aos caídos, prevalece a lei do "salve-se quem puder, eu quero é Deus!!!"
     Na religiosidade moderna prevalece a lei da competitividade, do orgulho e da vaidade, mas a lei de Cristo elimina tudo isso pois é a lei do amor, da solidariedade, do perdão e do diálogo! a partir daí nos convencemos de que não somos perfeitos, temos os nossos aleijumes e precisamos uns dos outros na longa caminhada! Quando cumprimos a lei de Cristo adotamos a tática da vitória coletiva e nunca do individualismo! e por isso fazemos de tudo para que juntos cheguemos do outro lado das avenidas perigosas da vida ou então no pódium da suprema vocação em Cristo Jesus reservado para todos que procuram cumprir a suas palavra!

ORAÇÃO: Senhor, perdoa-nos pela nossa vaidade e pelo nosso orgulho espiritual! muitas vezes nos achamos auto suficientes para a caminhada da fé cristã, avançamos em disparada rumo às metas planejadas, elaboramos um montão de ativismo e esquecemos dos nossos queridos que caíram à beira do caminho e que poderiam também chegar lá conosco! muitas vezes nos achamos tal como a Igreja de Laodicéia que se achava rica e abastada e que não precisava de coisa alguma e no entanto o Senhor a advertiu que ela era infeliz, miserável, pobre, cega e nú!!! Nos ajuda Senhor, a reconquistarmos a nossa verdadeira missão aqui na tua Igreja para que teu reino seja estendido às nações! oramos em nome de Jesus, Amem"

Um comentário:

  1. o que eu precisava nesse momento foram essas palavras e esse vídeo...nos juntarmos em nossas deficiências para o alvo maior que é Cristo..somos todos deficientes e não podemos deixar um irmão prá trás...eu sou um daquele grupo!!!!!

    ResponderExcluir